O Dia das Mães teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.
No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio.
Importância econômica
È dia das mães e quem preza ser um bom filho não pode deixar sua mãe sem um presentinho movimentando gingantescamente o mercado mundial só no brasil o Dia das Mães virtual (compras pela internet) contribuirá com R$ 750 milhões no ano, o que significaria um acréscimo nominal de 20% em relação a 2010, quando faturou R$ 625 milhões. O período, contabilizado 01/05 a 08/05, é o segundo mais lucrativo para o setor, ficando atrás apenas do Natal.
Muitos rebatem o dias das mães acusam de ter sido criado único e exclusivo para aumento de vendas do comércio logístico.Porem ele se tornou uma data muito importante, é dia de fazer um balanço de nossas ações durante todo o ano e refletir. será que fomos bons filhos? bom opiniões a parte, o dia das mães vem se tornando fundamental é nele que nos reunirmos com nossa familia é nele que deixamos de lado desavenças é nele que o espírito de fraternidade é mais forte, porque não a nada mais especial do que está de bem com quem nos é próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário